Consórcio liderado pela Enel X apresenta a melhor oferta no leilão de parceria público-privada da iluminação pública de Caruaru

• Luz de Caruaru, consórcio formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, venceu o leilão de PPP organizado pelo município e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Resultado final será anunciado após avaliação técnica e jurídica da proposta;
  • Esse será o segundo parque de iluminação pública operado pela Enel X no Brasil.

Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2022 – A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, apresentou hoje (17) a melhor oferta para assinar um contrato de 20 anos para administrar o parque de iluminação do município de Caruaru, localizado em Pernambuco, na região Nordeste do país. A companhia, juntamente com as empresas Selt Engenharia e Mobit, integra o consórcio vencedor do leilão realizado pelo município e será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública da cidade durante o período de 20 anos. Este é o segundo projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência.

O investimento no projeto é de, aproximadamente,  R$ 100 milhões, de acordo com o valor previsto no edital, com mais de 34 mil pontos de iluminação pública. Apenas nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a Enel X modernizará todos os pontos de iluminação na cidade usando LED. O contrato prevê ainda a expansão do parque ao longo do contrato e a modernização para LED, sendo que cerca de 14,8% deste total de luminárias será equipado com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia de pelo menos 48,4% de eficiência energética.

“A missão da Enel X é alcançar uma posição de destaque neste mercado em até cinco anos. No Brasil, muitos sistemas de iluminação pública urbana ainda dependem de iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes. Eles têm diferentes impactos negativos, como baixa qualidade e mais poluição luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto. Permitiremos à administração pública de Caruaru transformar a infraestrutura de iluminação, incluindo alguns pontos turísticos, em um ativo valioso que tornará as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes”, afirma Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Tecnologias avançadas no mercado de iluminação pública

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2.8 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação.

Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.

Enel X é a linha de negócios global do Grupo Enel que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética. Líder mundial no setor de soluções avançadas de energia, a marca Enel X gerencia serviços como resposta à demanda com 7,7 GW de capacidade em nível global e 195 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo. Em janeiro de 2022, foi criada uma nova Linha Global de Negócios totalmente dedicada à mobilidade elétrica, gerindo cerca de 245 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos disponíveis em todo o mundo, promovendo e desenvolvendo projetos e soluções para a difusão da mobilidade elétrica nos países em que o Grupo Enel opera.

No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre a Selt Engenharia e a Mobit

A Selt Engenharia atua nas áreas de eletricidade, iluminação pública, consultoria, projetos, construção e manutenção de plantas, subestações e linhas de transmissão de até 525kV.

A Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia oferece soluções tecnológicas para tráfego, segurança pública e iluminação pública.