Enel X conclui instalação de usina solar de mini geração distribuída no Ceará para a Nutrê

• • Empreendimento fica em São Gonçalo do Amarante;
  • • Energia gerada abastecerá hotéis, restaurantes e centrais de abastecimento de alimentos da Nutrê no estado

Fortaleza, Julho de 2020 – A Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, acaba de concluir a instalação de uma usina solar de mini geração distribuída que desenvolveu no Ceará para seu cliente Nutrê, empresa que atua no ramo de alimentação no estado. O empreendimento está localizado no município de São Gonçalo do Amarante e é o lançamento mais recente de uma carteira de 76 projetos de geração distribuída da Enel X concluídos no Brasil, além de outros 18 que estão em desenvolvimento pela companhia no país.

A usina construída para a Nutrê conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 kWp. Toda a energia gerada pela usina será direcionada a hotéis, restaurantes e centrais de abastecimento de alimentos da rede Nutrê no Ceará.

“O negócio de construção de usinas solares em micro e mini geração distribuída é um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano”, comenta Leandro Abreu, Responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil.

O setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis, tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados de maio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, alcançado 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 242 mil usinas em operação, atendendo a mais de 315 mil unidades consumidoras do país.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos  inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial   2  de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No Brasil, a Enel X  está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado  com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de  energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de  clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre a Nutrê

A Nutrê Alimentação Ltda produz atualmente 60 mil refeições por dia e está há mais de 25 anos no mercado de refeições coletivas, além de atuar em outras áreas, como hotelaria, construção civil e restaurantes à la carte. A empresa conta com mais de 200 colaboradores.