Enel X, em parceria com a Here Technologies, lança no Brasil plataforma que mapeia fluxos de mobilidade

• • City Analytics – Mapa de Mobilidade fornece indicadores que podem auxiliar na criação de estratégias para planejamento de cidades e também contribui para a análise do impacto das medidas de contenção à COVID-19 no país;
  • • Ferramenta estará disponível gratuitamente para administrações públicas, instituições, empresas e cidadãos brasileiros até o dia 30 de junho

Niterói, 26 de maio de 2020 – A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, e a HERE Technologies, empresa de dados de localização e serviços de mapeamento digital, lançam hoje no Brasil o City Analytics Mapa de Mobilidade, uma solução criada para facilitar o gerenciamento das medidas de contenção da epidemia da COVID-19 e que pode auxiliar na criação de estratégias de mobilidade urbana. Por meio de tecnologia de Big Data, a ferramenta permite o acompanhamento da movimentação em 1.800 cidades brasileiras. A tecnologia, lançada recentemente também na Itália e na Espanha, estima variações na locomoção de pessoas e mapeia fluxos de movimentos entre municípios, macro regiões e Estados, com base em análises de dados anônimos e agregados de veículos, mapas e sistemas de navegação conectados – produzidos graças a conexões com dados de aplicativos móveis e informações públicas de agências governamentais. A solução será disponibilizada gratuitamente para administrações públicas, instituições, empresas e cidadãos até o dia 30 de junho, considerando a atual situação de emergência do país.

“Essa ferramenta, em conformidade com a legislação vigente em termos de privacidade, analisa a mobilidade, disponibilizando aos órgãos interessados indicadores que permitem a análise de macrofluxos. Ela é capaz de fornecer estimativas dos movimentos, os quilômetros percorridos e os principais pontos de entrada e saída de uma área geográfica selecionada, de acordo com a região, estado e município”, explica Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

As informações disponibilizadas pela plataforma podem ser utilizadas para definição e criação de diversas estratégias pela administração pública, como monitoramento e planejamento do tráfego entre as cidades, por exemplo. No cenário de pandemia, podem auxiliar a entender melhor os impactos das medidas de isolamento social, identificar áreas que precisam de mais apoio na implementação dessas medidas e analisar o retorno gradual à normalidade de maneira orientada por dados, quando a pandemia terminar. Os indicadores estão disponíveis para todos os usuários por meio de um painel da web, que pode ser acessado no site da Enel X em: https://www.enelx.com/br/pt/para-cidades/dashboard-covid-19. Os dados estão disponíveis em escala regional, estadual e municipal e são atualizados diariamente, às 12h.

“A HERE Technologies está determinada a alavancar seu serviço de inteligência de localização na luta contra a pandemia global do Coronavírus. Juntamente com a Enel X, esperamos ajudar o país a conter e controlar a disseminação da doença, sem deixar de proteger a privacidade dos cidadãos”, disse Edzard Overbeek, CEO da HERE Technologies.

Informações que podem ser encontradas na plataforma

É possível acessar um mapa interativo que permite visualizar facilmente:

• • A variação em % das viagens em comparação com o mesmo dia da semana anterior e em comparação com um período de referência anterior à emergência;
  • • A variação em % da distância média percorrida em comparação com o mesmo dia da semana anterior e em comparação com um período de referência anterior à emergência;
  • • Os fluxos de entrada e saída na área de referência.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No Brasil, a Enel X está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.
Sobre a HERE Technologies

A HERE Technologies é uma plataforma de dados e tecnologia de localização, movimentação de pessoas, empresas e cidades, aproveitando o poder da localização. Ao alavancar a plataforma aberta, a empresa capacita os clientes a obter melhores resultados - desde ajudar uma cidade a gerenciar sua infraestrutura ou uma empresa a otimizar seus ativos até orientar os motoristas ao seu destino com segurança. Para saber mais sobre a HERE, visite o site www.here.com e http://360.here.com.