Enel X conclui instalação de usina solar para a academia Brava, em Goiânia

Projeto conta com 440 painéis solares, que foram instalados sobre o telhado da academia. Com a usina, o estabelecimento poderá ter até 70% de economia na conta de luz mensal

Enel X conclui instalação de usina solar para a academia Brava, em Goiânia

• • Projeto conta com 440 painéis solares, que foram instalados sobre o telhado da academia
  • • Com a usina, o estabelecimento poderá ter até 70% de economia na conta de luz mensal

Goiânia, 29 de Julho de 2020 – A Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, concluiu este mês mais um projeto de microgeração distribuída, desta vez em Goiás. A usina solar fotovoltaica foi instalada, em parceria com a Ecolutions, sobre o telhado da academia Brava Sport Center, na capital do estado, e poderá suprir cerca de 75% da energia consumida pelo empreendimento. No total, são 440 painéis solares instalados em uma área de 1.200 m². Com a usina, a academia poderá ter até 70% de economia na conta de luz mensal.

A usina solar conta com uma capacidade total de 147,4 kWp, o suficiente para atender por mês cerca de 60 residências com consumo médio mensal de 290 Kwh. A Enel X está envolvida desde o estágio de desenvolvimento da solução adequada ao cliente até a instalação dos equipamentos, e também vai monitorar remotamente o sistema e a geração de energia da usina. Quando o consumo de energia na academia for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Goiás, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz do cliente.

O setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis, tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados de Julho da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, ultrapassando os 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 264 mil usinas em operação, atendendo a mais de 340 mil unidades consumidoras do país.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No Brasil, a Enel X está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.