E-Mobility: o novo conceito para mobilidade sustentável da Fiat Chrysler Automóveis

• Parceria com Enel X no Brasil é o primeiro passo para a realização do projeto
  • Previsão para implantação é 2021
  • Iniciativa consiste em promover eletrificação
  • Brasil é o primeiro país fora da Europa a receber o projeto

São Paulo, 18 de dezembro de 2020 - Um novo conceito, uma nova história, uma nova identidade vem sendo construída quando se pensa em eletrificação automotiva. A Fiat Chrysler Automóveis tem importante papel neste processo, tanto em escala global como nacional. Agora, a ressignificação da mobilidade em relação a jornada do usuário, aliada à sustentabilidade tem nome e projeto consolidado na FCA: o e-Mobility. Para isso, a companhia já anuncia a sua primeira parceira para a estratégia de e-mobility no Brasil, a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil.

A transição para uma mobilidade elétrica vai muito além da concepção e produção de novos modelos de veículos. Também requer repensar todo o processo da experiência do usuário, incluindo investimentos na infraestrutura necessária para este tipo de tecnologia. A FCA aceitou esse desafio e está comprometida com soluções de mobilidade mais sustentáveis e que também ofereçam vantagens imediatas aos clientes. Tudo isso incorporado em um ecossistema abrangente, ecologicamente correto e economicamente competitivo, trazendo soluções avançadas em eletrificação, carregamento fácil, conectividade e segurança para simplificar a vida dos clientes que optam por dirigir um veículo eletrificado.

O e-Mobility visa promover a mobilidade elétrica no País. Um dos pilares da iniciativa é utilizar o carro como uma plataforma, pela qual os clientes encontrarão várias soluções seguras e fluidas em um só lugar. A proposta é promover constantes parcerias com empresas de diversos segmentos, produtos e serviços para proporcionar experiências diferenciadas ao usuário. Com a iniciativa, o objetivo é que o carro deixe de ser um fim, com a utilização apenas como transporte, e passe a ser um meio, pelo qual o usuário possa facilitar as tarefas diárias a partir do próprio automóvel.

“O e-Mobility vai muito além de carros elétricos, é um projeto que consiste em diversos fatores. Tudo isso com um único objetivo: promover a mobilidade sustentável, sendo esta uma das principais prioridades da FCA. A indústria automobilística se remodela com soluções sustentáveis, mas sempre buscando atender a melhor experiência possível de um cliente durante o seu deslocamento”, destaca o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa. Toda essa movimentação prepara a chegada de modelos FCA elétricos ou híbridos já anunciados pelas marcas do Grupo como a Fiat, com o 500e, e com a Jeep através do Compass Hybrid, ambos previstos para 2021.

Brasil

O Brasil é um dos primeiros países a receber o projeto e o único fora do continente europeu a desenvolver o e-Mobility. A iniciativa está sendo elaborada há um ano por uma equipe composta por mais de 65 profissionais especializados de diferentes áreas da FCA. O trabalho envolve estratégias específicas para o mercado brasileiro.

“O diferencial do e-Mobility é oferecer uma solução integrada. Estamos criando um novo conceito de interação dos usuários dentro da mobilidade e o veículo é peça importante deste processo. É fundamental entendermos o carro como uma plataforma, muito além do meio de transporte, mas também a forma de conectar diferentes soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor. E para isso, precisamos estar próximos de parceiros que se identifiquem com o nosso propósito, assim como a Enel X”, ressalta o diretor de portfólio, pesquisa e inteligência competitiva Breno Kamei.

Do planejamento à prática: a parceria com a Enel X

No Brasil, a assinatura do memorando de entendimento com a Enel X permitirá a atuação de ambas as companhias em várias áreas de cooperação em função da mobilidade elétrica inteligente. Uma das primeiras iniciativas da parceria é o ingresso da FCA no projeto Urban Futurability. Idealizado pela Enel Distribuição São Paulo, trata-se do mais completo projeto de transformação digital liderado por uma empresa de energia elétrica na América do Sul.

Com investimento de R$ 125 milhões, financiado com recursos do Programa de P&D da Aneel, o Urban Futurability é o maior projeto de inovação da Enel em distribuição de energia. São mais de 40 iniciativas de digitalização e inteligência artificial para gestão da rede de energia no conceito de cidades inteligentes. Entre elas, uma réplica tridimensional da rede elétrica da Vila Olímpia e a instalação de cerca de 5 mil sensores que coletam dados sobre as condições da rede e seu entorno.

“Esse projeto vai transformar a rede elétrica em uma plataforma, abrindo a energia para novos usos, como a recarga de veículos elétricos e a geração solar distribuída, contribuindo com o crescimento sustentável da cidade”, afirma Rosário Zaccaria, diretor de Infraestrutura e Rede da Enel Distribuição São Paulo.

“A parceria estratégica com a FCA está em linha com o nosso compromisso de fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades”, afirmou o presidente da Enel X, Francisco Scroffa.

Em breve, a FCA divulgará todos os detalhes das áreas de cooperação que serão ampliadas dentro do ecossistema de soluções. Entre os lançamentos previstos ao longo de 2021, o Fiat 500e será o primeiro carro elétrico no país da companhia com este recurso dentro do conceito de mobilidade sustentável.

Sobre a FCA

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção. Com presença comercial em mais de 135 países, o Grupo opera 102 fábricas e 46 Centros de Pesquisa & Desenvolvimento no mundo. As marcas automotivas da FCA incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati e RAM. Os negócios do Grupo também incluem Mopar (peças e serviços automotivos), Comau (sistemas de produção) e Teksid (ferro e fundidos). O Grupo oferece ainda serviços financeiros em apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas subsidiárias, joint ventures e acordos comerciais com instituições especializadas.

Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como resposta da demanda com mais de 6 GW de capacidade total globalmente e cerca de 116MW de capacidade em armazenamento de energia. A companhia também é um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 140 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos disponível em todo o mundo. A inovação e a sustentabilidade estão no centro da estratégia da Enel X desde o seu início, com a economia circular sendo a combinação perfeita desses dois elementos, aplicada em muitos dos produtos e serviços da Enel X.