Consórcio liderado pela Enel X participa de sessão de assinatura do contrato da PPP de iluminação de Angra dos Reis

• Consórcio Luz de Angra, formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, participou da assinatura do contrato hoje, em Angra dos Reis;
  • Este será o primeiro sistema de iluminação pública operado pela Enel X no Brasil.

Niterói, 29 de Outubro de 2020 – A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, participou da cerimônia de assinatura de contrato hoje (29/10) para administrar o parque de iluminação do município de Angra dos Reis, localizado no Rio de Janeiro. A companhia, juntamente com as empresas Selt Engenharia e Mobit, será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública da cidade durante o período de 15 anos. Este é o primeiro projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência.

O investimento no projeto é de aproximadamente R$ 22 milhões, conforme o valor previsto no edital. A Enel X modernizará cerca de 20 mil pontos de iluminação usando LED na cidade, incluindo cerca de 2 mil luminárias telecomandadas. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone, internet e aplicativo de celular, e fará a modernização da iluminação arquitetural em monumentos estratégicos, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Capela Senhor do Bonfim e Casa de Cultura Larangeiras, com base na experiência de mais de 1.500 projetos de iluminação realizados pela Enel X na Itália.

“No Brasil, muitos sistemas de iluminação pública urbana ainda dependem de iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes. Eles têm diferentes impactos negativos, como baixa qualidade e mais poluição luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto. Permitiremos à administração pública de Angra dos Reis transformar a infraestrutura de iluminação em um ativo valioso que tornará as áreas urbanas mais acessíveis e garantirá que a própria cidade seja mais segura, moderna, eficiente e atraente. O acordo é um marco para a Enel X no Brasil, alinhado à estratégia global de e-City de promover novas soluções para cidades: iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética e transporte público”, afirma Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Tecnologias avançadas no mercado de iluminação pública

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2,8 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados, a fim de trazer uma grande vantagem competitiva. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação. Também é possível criar cenários específicos para programar a redução da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No Brasil, a Enel X está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre a Selt Engenharia e a Mobit

A Selt Engenharia atua nas áreas de eletricidade, iluminação pública, consultoria, projetos, construção e manutenção de plantas, subestações e linhas de transmissão de até 525kV. A Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia oferece soluções tecnológicas para tráfego, segurança pública e iluminação pública.