Soluções Net-Zero da Enel X estão na lista “Gold” do CDP pelo segundo ano consecutivo

• Com a renovação do acordo de parceria entre Enel X e CDP (ex-Carbon Disclosure Project), a empresa foi credenciada como "provedora gold de soluções para mudanças climáticas”
  • Dessa forma, a Enel X  aumenta a sua capacidade de alcançar empresas com serviços de consultoria em soluções Net Zero
  • A parceria ressalta o trabalho incansável dos dois players para o alcance de uma sociedade sustentável sem emissões

Roma, 10 de março de 2022 A Enel X, empresa do Grupo Enel dedicada a oferecer serviços e produtos avançados de energia, anunciou hoje que se juntou pelo segundo ano consecutivo à instituição sem fins lucrativos Disclose Insight Action (CDP) como “provedora gold de soluções para mudança climática”. O acordo de parceria renovado neste ano visa melhorar o acesso das empresas a soluções de energia renovável. Como “provedora gold de soluções”, a Enel X pode auxiliar as empresas no rastreamento e na redução de suas emissões diretas e indiretas (Escopo 1, 2 e 3).  Subsidiária da Enel e empresa mais uma vez reconhecida na Lista A do CDP em dezembro passado por sua liderança em ação ambiental , a Enel X tornou-se referência no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis.

"Essa parceria ressalta nosso trabalho incansável em conjunto para a conquista de uma sociedade verdadeiramente sustentável e Net-Zero", disse Francesco Venturini, CEO da Enel X.  "Por meio deste esforço conjunto, ajudamos nossos clientes de negócios a atender às suas necessidades, como alcançar metas Net-Zero; aproveitar adequadamente as oportunidades de transição energética; coletar, monitorar e gerenciar dados de emissões, bem como a comunicar conquistas de sustentabilidade. Para atender a essas necessidades, aproveitamos nossos recursos diferenciados e a experiência em energia e sustentabilidade, iniciativas que garantem proximidade com o cliente, bem como ferramentas digitais avançadas que suportam serviços de consultoria. Nossos esforços contínuos dão suporte às empresas para que cresçam com oportunidades sustentáveis, dando passos essenciais para um futuro limpo e eletrificado."

A Enel X conta com equipes especializadas de assessores que apoiam as empresas no planejamento de  projetos de energia sustentável personalizados, que se integram perfeitamente com o design corporativo do negócio. Desde a estratégia e implementação até a otimização, a Enel X oferece um serviço 360° que vai da estratégia de emissão de relatórios e descarbonização até a execução e implementação.  A abordagem modular da empresa consiste em uma ampla gama de serviços consultivos relacionados a Net-Zero (abrangendo o Escopo 1, 2 e 3): coleta de dados, cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE), relatórios sobre energia renovável para workshops e definição de rotas de carbono.

O CDP, organização mundial sem fins lucrativos que administra o sistema global de divulgação ambiental, confirmou a Enel  X entre sua rede de parceiros “Gold”, considerando a missão compartilhada de apoiar as empresas na redução de sua pegada de carbono. A empresa aplicará sua expertise em energia e incentivará as empresas a gerenciar seu impacto ambiental de forma mais prudente, consciente e de forma mais inteligente, terceirizando as soluções inovadoras e sustentáveis da Enel X.

A Enel X está pronta para agregar alto valor à parceria, como um player líder no fornecimento de soluções energéticas sustentáveis. A empresa gerencia mais de 15 bilhões de euros de gastos com energia de clientes. Proveu suporte a seus clientes para finalização de contratos de compra de energia (PPAs) de aproximadamente 3.500 MW, além da compra de mais de 60 milhões de MWh de energia renovável. Isso graças à sua plataforma digital interna, que apoia empresas em mais de 100 países (https://corporate.enelx.com/en/our-offer/business-solutions).

"Temos o prazer de renovar nossa parceria com a Enel X como provedora gold de soluções para mudança climática do CDP", disse Paul Robins, chefe de Parceria Corporativa do CDP. "Estamos confiantes de que os recursos da Enel X agregarão alto valor ao CDP, relatando emissões diretas e indiretas de empresas, além de definir e executar estratégias ambiciosas de descarbonização para limitar as mudanças climáticas e atingir metas de Net-Zero.  Acreditamos que a cobertura global da Enel X e sua expertise, como provedora integrada de soluções de sistemas de energia, continuarão a trazer valor às empresas que respondem ao CDP”.

O CDP é um sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.  Fundado em 2000 e trabalhando com cerca de 590 investidores com mais de US$ 110 trilhões em ativos, a instituição usa o mercado de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger florestas. Pelo menos 14 mil organizações em todo o mundo divulgaram dados através do CDP em 2021, incluindo cerca de 13 mil empresas que valem mais de 64% da capitalização de mercado global, além de 1.100 cidades, estados e regiões.

Totalmente alinhado ao TCFD, o CDP detém o maior banco de dados ambiental do mundo, e suas pontuações são amplamente utilizadas para impulsionar decisões de investimento e aquisição para uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. Juntas, a Enel X e o CDP estão promovendo transparência nos dados de desempenho ambiental, além da implementação de medidas que devem levar ao uso mais sustentável da energia em toda a cadeia de suprimentos.

A Enel X Global Retail é a linha de negócios global do grupo Enel que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética. Líder mundial no setor de soluções avançadas de energia, a Enel X Global Retail gerencia serviços como resposta à demanda global de aproximadamente 7,7 GW de capacidade total e 195 MW de capacidade de armazenamento instalada. Por meio de suas soluções avançadas, incluindo gestão de energia e serviços financeiros, a Enel X Global Retail oferece a cada parceiro um ecossistema intuitivo e personalizado de plataformas tecnológicas e serviços de consultoria, focado nos princípios de sustentabilidade e economia circular. A intenção é proporcionar às pessoas, comunidades, instituições e empresas um modelo alternativo que respeite o meio ambiente e integre a inovação tecnológica ao cotidiano. Cada solução tem o poder de transformar os objetivos da descarbonização, eletrificação e digitalização em ações sustentáveis para todos, a fim de construir um mundo mais sustentável e eficiente em conjunto.

Saiba mais sobre www.enelx.com e siga a Enel X em seus canais de mídia social:

LinkedIn: @EnelX

Twitter: @EnelXGlobal