Consórcio liderado pela Enel X apresenta melhor oferta no leilão de parceria público-privada da iluminação pública de Jaboatão dos Guararapes

Consórcio Luz de Jaboatão, formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, venceu o leilão de PPP organizado pelo município e pelo Banco Nacional de Dese

Resultado final será anunciado após avaliação técnica e jurídica da proposta;

Esse será o terceiro parque de iluminação pública operado pela Enel X no Brasil.

Rio de Janeiro, 16 de março de 2022 – A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, apresentou hoje (16) a melhor oferta do leilão de parceria público-privada de Iluminação Pública do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O Leilão, realizado pelo município e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê a assinatura de um contrato de 22 anos para a administração do parque de iluminação pública. A Enel X integra, em conjunto com as empresas Selt Engenharia e Mobit, o consórcio Luz de Jaboatão, vencedor do leilão. Este é o terceiro projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência. Com a inclusão de Jaboatão dos Guararapes no portfólio, a Enel X atinge a marca de mais de 100 mil pontos de iluminação pública gerenciados no país. A empresa já administra os parques de iluminação dos municípios de Caruaru, também em Pernambuco, e Angra dos Reis, no Estado do Rio.

O investimento no projeto é de cerca de R$ 84 milhões, de acordo com o valor previsto no edital, com mais de 47 mil pontos de iluminação pública. Nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a Enel X modernizará todos os pontos de iluminação na cidade usando tecnologia LED. O contrato prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no município. A expectativa é que cerca de 21% do total de luminárias seja equipados com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia de cerca de 72%. O projeto prevê ainda a instalação de iluminação especial de praças, parques e outros bens públicos no decorrer do contrato.

“Num intervalo de um mês, vencemos dois leilões de Iluminação Pública no país, em Caruaru e, agora, em Jaboatão. Nossa chegada em mais um município brasileiro é uma realização importante, em linha com a missão da Enel X de alcançar posição de destaque neste mercado em até cinco anos. Ainda existem no Brasil muitos sistemas de iluminação pública urbana com iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes. É uma realidade que traz impactos negativos, como a baixa qualidade luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto, que geram despesas desnecessárias. Nossa parceria com a administração pública de Jaboatão dos Guararapes vai transformar a infraestrutura de iluminação, tornando a cidade mais segura, moderna e eficiente”, afirma Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Tecnologias avançadas no mercado de iluminação pública

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2.8 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação.

Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.

Enel X é a linha de negócios global do Grupo Enel que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética. Líder mundial no setor de soluções avançadas de energia, a marca Enel X gerencia serviços como resposta à demanda com 7,7 GW de capacidade em nível global e 195 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo. Em janeiro de 2022, foi criada uma nova Linha Global de Negócios totalmente dedicada à mobilidade elétrica, gerindo cerca de 245 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos disponíveis em todo o mundo, promovendo e desenvolvendo projetos e soluções para a difusão da mobilidade elétrica nos países em que o Grupo Enel opera.

No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre a Selt Engenharia e a Mobit

A Selt Engenharia atua nas áreas de eletricidade, iluminação pública, consultoria, projetos, construção e manutenção de plantas, subestações e linhas de transmissão de até 525kV.

A Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia oferece soluções tecnológicas para tráfego, segurança pública e iluminação pública.